DURAÇÃO: 9H
A Organização Mundial de Saúde (OMS) classificou o stress como a "epidemia de saúde do século XXI", afetando cada vez mais pessoas em todo o mundo. A reação de stress é uma reação normal às exigências da vida, e algum grau de stress pode ser produtivo e motivador. No entanto, é importante aprender a identificar os sintomas, o impacto na sua saúde, na relação pessoal e profissional com os outros, no seu desempenho e, saber geri-lo.
Diariamente o ser humano é confrontado com situações de stress e conflito. Estas situações da vida do dia-a-dia podem ser pouco significativas em alguns casos mas, podem tornar-se ameaçadoras para o equilíbrio e funcionamento do organismo, quando o grau de intensidade é alto ou quando deixamos que se prolonguem demasiado no tempo.
É necessário que ao longo do nosso desenvolvimento humano sejamos capazes de desenvolver estratégias de reação perante problemas (sejam eles quais forem) caso contrário, uma exposição prolongada, pode levar ao desenvolvimento de sintomas negativos de ansiedade. É no local de trabalho onde mais surgem situações que podem ser consideradas fontes de stress e geradoras de conflito. É verdade que um estímulo causador de stress para uma pessoa, pode não o ser para outra. Por isso, as situações que causam stress estão em grande parte dependentes da forma como cada pessoa percepciona e lida com as mesmas.
Com esta formação pretende-se desenvolver mecanismos de identificação de potenciais causas de stress e de conflito no local de trabalho ou na vida do dia-a-dia e desenvolver estratégias para saber lidar de forma rápida e eficaz com estas situações.
Habilitações literárias: (requisito obrigatório)
Escolaridade mínima: 1º ciclo do ensino básico (4º ano)